Você está aqui: Página Inicial Projetos em Destaque Trabalho e Juventude

Trabalho e Juventude

Instituto ibi apóia organizações sociais que desenvolvem a formação e a inserção de jovens no mundo do trabalho
Trabalho e Juventude

Jovens formandos do projeto Recofia - Rede de Capacitação Profissional / Foto: acervo Fiat

Em sua principal linha de atuação, o Instituto ibi oferece apoio técnico e financeiro a organizações da sociedade civil que desenvolvem a formação e a inserção de jovens no mundo do trabalho. O Instituto ibi reconhece a competência das organizações parceiras e investe em sua qualificação para fortalecer o processo de capacitação e inserção dos jovens no mundo do trabalho.

As áreas de formação profissional dos jovens é um critério extremamente importante para a escolha dos projetos a serem apoiados. O investimento social do Instituto ibi busca oferecer à juventude a chance de ingressar em profissões que ofereçam a possibilidade de construção de uma carreira, com perspectiva de futuro.

Além disso, procura encontrar o equilíbrio entre as demandas do mercado para jovens e suas vocações e desejos profissionais. Os projetos apoiados consideram a real existência de oportunidades de inserção na localidade onde o projeto é desenvolvido e nos setores da economia para os quais os jovens são formados.

O Instituto ibi apóia projetos em diferentes áreas, como: Hotelaria, Gastronomia e Serviços; Telemarketing; Moda, Corte, Costura e Modelagem; Náutica; Automotiva; Logística; Segurança da Informação e Inserção Produtiva.

 

Sobre o Instituto Ibi

O Instituto ibi de Desenvolvimento Social é uma organização privada, sem fins lucrativos, criada em abril de 2003 com o objetivo de conceber, planejar e executar a política de investimento social do Banco ibi.

Movido pela causa Juventude e Trabalho, o Instituto ibi contribui para o desenvolvimento de jovens e sua inserção no mundo do trabalho. Hoje, 3,9 milhões de jovens estão sem trabalho no Brasil, o que representa 45% do total de desempregados. Apesar desses números preocupantes, o Instituto ibi acredita que os jovens são sujeitos de direitos e têm o potencial de promover as transformações necessárias para garantir um futuro melhor ao País. Em vez de considerar a juventude um problema, a intenção é trabalhar para e com ela, encarando-a como solução.

Para isso, o Instituto ibi apóia técnica e financeiramente projetos desenvolvidos por instituições que atuam na formação e inserção de jovens no mercado de trabalho em regiões metropolitanas brasileiras. Os funcionários do Banco ibi também são convidados a atuar na causa, por meio de programas estruturados de voluntariado corporativo, que possibilitam o exercício da cidadania.

O Instituto ibi busca ainda mobilizar organizações sociais com o objetivo de promover a troca de experiências e aprendizados, além de sistematizar conhecimentos em prol da  Juventude e Trabalho. Outra frente estratégica é o estímulo à geração de conhecimento sobre a causa, com o apoio a estudos e publicações sobre o tema.

Desde sua criação, o Instituto ibi vem fortalecendo a relação com as organizações parceiras, mobilizando voluntários e atuando de maneira ativa na construção de alternativas e na consolidação de metodologias para promover a inserção dos jovens no mundo do trabalho.  Acompanhe os dados de 2007:

- Mais de R$ 9,3 milhões investidos na causa Juventude e Trabalho

- 28 projetos apoiados

- 16 instituições parceiras

- 2.622 jovens atendidos

- 72% dos jovens empregados ao final dos projetos

- Mais de 1.000 voluntários

- Mais de 40.000 horas de trabalho voluntário

 

Contato

Al. Rio Negro, 585   4º andar  

Ed. Padauiri  

CEP: 06454-000 - Barueri - SP

Site: www.institutoibi.org.br

 

Ações do documento