Você está aqui: Página Inicial Projetos em Destaque Programa de Aprendizagem

Programa de Aprendizagem

Organização Projov Caap atua na formação de aprendizes na área administrativa.

O Projov Caap, entidade fundada em 1998 e administrada pelo Rotary Club de Barueri – Alphaville, tem como foco principal de suas ações a formação da cidadania e da capacitação profissional dos adolescentes, a fim de proporcionar-lhes condições de empregabilidade.

Para isso, oferece atendimento gratuito na área educacional, cultural e social, com ênfase na formação técnico-profissional, visando seu crescimento e maior integração social e inserção laboral como aprendiz.

Todos os adolescentes e jovens atendidos na instituição são moradores das cidades de Barueri, Cajamar, Carapicuiba, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus e Santana de Parnaiba. São atendidos cerca de 400 jovens por ano, com idade entre 15 e 17 anos.

O curso de qualificação visa desenvolver nos jovens habilidades básicas para aprimorar os conhecimentos, e habilidades de gestão que orientam quanto à postura conveniente que se faz necessária frente ao trabalho. Essa formação é realizada em duas etapas. Na primeira fase, chamada de “Formação Educacional e Capacitação Profissional”, os jovens participam de um curso na área de auxiliar administrativo com duração de cinco meses.  

Durante o curso, os jovens aprendem informática, marketing pessoal, higiene pessoal, atendimento ao cliente, recepção, telemarketing, departamentos da empresa, além de participarem de aulas de cidadania e reforço escolar de português e matemática.

O aluno participa ainda de palestras, filmes, jogos, gincanas e passeios culturais que reforçam os conhecimentos. Os participantes recebem também atendimentos sociais, psicológicos, médicos e odontológicos.

A segunda fase do programa é o encaminhamento dos jovens para o trabalho de aprendizagem, em conformidade com o que estabelece o Estatuto da Criança e do Adolescente e a Lei da Aprendizagem (10.097/2000) que regulamenta a profissionalização do adolescente na condição de aprendiz.

Essa inserção profissional é realizada por meio de contrato entre a instituição e empresas parceiras, sendo os jovens registrados pela instituição, garantindo assim aos adolescentes todos os direitos trabalhistas e previdenciários, mediante repasse financeiro das empresas.

Os adolescentes são selecionados e qualificados para trabalhar em serviços administrativos, podendo permanecer na condição de aprendizes por um período de até dois anos.

Os módulos práticos visam facilitar a aprendizagem profissional, uma vez que os aprendizes estão inseridos em funções que demandam formação e capacitação, em atividades de complexidade progressiva, proporcionando-lhes uma visão geral da área administrativa.

Contato
Endereço: Avenida Dr. Álvaro Ribeiro, 85, Jardim Deghi - Santana de Parnaíba (SP) - CEP: 06502-181
Telefone: (11) 4154-1958
E-mail: relacionamento.gestao@projovcaap.org.br
Site: www.projovcaap.org.br

Ações do documento