Você está aqui: Página Inicial Projetos em Destaque Capacitação para o Trabalho

Capacitação para o Trabalho

ASAM - Centro de Apoio ao Jovem coloca os adolescentes em contato com o mercado de trabalho.

Dar apoio e orientação aos adolescentes na sua carreira profissional é o foco de atuação da ASAM – Centro de Apoio ao Jovem, fundada em 1991, e instalada na cidade de São Paulo. A proposta é oferecer formação e qualificação de adolescentes para sua inserção no mercado de trabalho como aprendizes.

Para isso, a ASAM oferece um curso gratuito de “Capacitação Básica para o Trabalho”, com carga horária total de 660 horas, que visa desenvolver competências básicas compatíveis às exigências tecnológicas, organizacionais, culturais, éticas e estéticas do mercado. Desta forma, a formação busca despertar nos adolescentes o espírito empreendedor, a iniciativa e a criatividade, desenvolvendo a autonomia e preparando-os para os desafios de uma nova cultura de trabalho.

O curso traz aos jovens noções de contabilidade, direito, administração, marketing, vendas, técnicas comerciais, informática, entre outras temáticas. Durante a capacitação, os alunos estabelecem o contato com situações reais de trabalho para aumentar a segurança ao iniciar sua atividade produtiva na empresa. Para que a formação seja ainda mais efetiva, a ASAM ajuda o jovem a desenvolver um projeto de vida a curto, médio e longo prazo por meio do exercício do planejamento, além potencializar habilidades para o trabalho em equipe.

Após a participação no curso básico, os jovens são encaminhados para programas de aprendizagem remunerada em empresas colaboradoras, onde complementarão seu preparo educacional-profissional por meio de atividades teóricas e práticas. Ao receberem todos os benefícios previstos por lei, os jovens conseguem gerar renda e, conseqüentemente, colaboram no aumento da renda familiar e melhoria da qualidade de vida.

O Programa de Aprendizagem da ASAM presta também assessoria e acompanhamento constante aos envolvidos, com a realização de reuniões regulares com os aprendizes na empresa e também com os pais dos aprendizes, além de aconselhamento para educadores e avaliação permanente do aprendizado.

As atividades são gratuitas para os adolescentes e, para garantir sua sustentabilidade, a organização conta com a colaboração de pessoas físicas e jurídicas.

Contato
Endereço: Rua Barão de Duprat, nº 312 - Santo Amaro - São Paulo (SP) - CEP: 04743-060
Telefone: (11) 5686-4666
E-mail: comercial@asamcaj.org.br
Site: www.asamcaj.org.br

Ações do documento