Você está aqui: Página Inicial Notícias Setor gastronômico é responsável por 27% dos primeiros empregos

Setor gastronômico é responsável por 27% dos primeiros empregos

De acordo com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), o setor de alimentação fora do lar é responsável por 27% dos primeiros empregos dos brasileiros e gera 6 milhões de empregos diretos no país em mais de 1 milhão de estabelecimentos espalhados pelo território nacional.

“O mercado tem muito espaço para os profissionais qualificados, porque a demanda vem crescendo e deve aumentar mais ainda por conta da Copa do Mundo de 2014 e dos jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro”, afirma Marcos Brozinga, diretor executivo da Abrasel.

Mas, mesmo sem esses eventos, o setor no país cresceria 20% em 2010. “A gastronomia como um todo está aquecida e é um setor carente de mão-de-obra de qualidade. Historicamente, o período de fim de ano abre muitas oportunidades de trabalho em restaurantes, hotéis, bares e lanchonetes”, destaca Rita Poli, diretora de Eventos da Abrasel.

As oportunidades existem e não são poucas, ressalta Akiko Yamamoto, professora da Escola de Gastronomia, Hotelaria e Turismo do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Estado de São Paulo (Sinhores-SP).

“O mercado de gastronomia se mantém em alta, e, nessa área, não se conhece a palavra crise, mas para ser bem sucedido é preciso, primeiramente gostar de pessoas para descobrir e conseguir satisfazer sua necessidade fundamental: a alimentação”, afirma ela. “O mercado é exigente, mas tem espaço para quem busca uma boa formação.”

Fonte: Zap Empregos

Ações do documento
comments powered by Disqus