Você está aqui: Página Inicial Notícias Primeiro emprego: dicas para jovens que estão enfrentando esse desafio

Primeiro emprego: dicas para jovens que estão enfrentando esse desafio

O que te move para conseguir um bom trabalho? Na hora de pensar sobre o assunto é necessário refletir e ter atitude.

Conquistar o primeiro emprego é um momento importante na vida de todo jovem. É com essa experiência que vem mais amadurecimento e a chance de realizar desejos como ser independente financeiramente, ter capital para investir em ideias e sonhos ou apoiar a família em algum projeto.

O que te move para conseguir o primeiro emprego? Independentemente da resposta, o caminho para obter um trabalho e se sentir satisfeito com ele é refletir sobre as coisas que gosta de fazer e quais são as competências e habilidades que já adquiriu para isso. Além da escolarização mínima, que costuma ser o Ensino Médio, o que conta muito quando se disputa uma vaga no mercado são cursos complementares (informática, leitura e escrita em outro idioma etc).

Mas para especialistas no assunto, o mais importante mesmo para se conseguir o primeiro emprego é a "atitude". Os empregadores buscam, sobretudo, pessoas capazes de assimilar novos conhecimentos, com postura proativa e capacidade de criar e manter bons relacionamentos. Portanto, a questão comportamental pesa muito na hora de ingressar e se manter num bom emprego.

Para conseguir o primeiro emprego é preciso, claro, ficar atento às oportunidades que aparecem. Amigos, anúncios na faculdade ou sites de vagas... lembre-se que a tecnologia é uma importante aliada, desde o preparo do currículo, até como fazer uma boa entrevista e ainda saber onde estão as vagas, de acordo com sua localidade e perfil.

Vale a pena ficar de olho em sites como InfoJobs, Catraca Livre, Vagas.com, Busca Jovem e em portais como Uol, G1, Estadão e Folha de São Paulo. Os aplicativos para celulares do Linkedin, Job Search e outros também ajudam nessa hora.

O lado financeiro

Se procurar emprego não é mais uma questão e sim se organizar financeiramente, é importante ficar atento a alguns pontos. Primeiro emprego também significa aprender a lidar com o próprio dinheiro, estar atento aos gastos, à importância de poupar e pensar no futuro. Afinal, é muito fácil se empolgar com o salário e cometer extravagâncias. É preciso se precaver de gastos que levam ao endividamento.

Leia a matéria completa aqui.

Ações do documento
comments powered by Disqus