Você está aqui: Página Inicial Notícias Ipea promove seminário sobre trabalho

Ipea promove seminário sobre trabalho

Especialistas discutirão crise, organizações e oportunidades de trabalho.

Hoje, das 9h às 17h, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) promove o seminário “Trabalho em Debate: Crise e Oportunidades”, que reunirá especialistas do Brasil, França e México para debaterem organizações, democracia, desenvolvimento e equidade em torno do trabalho.

O sociólogo francês Jean Louis Laville, conhecido como um dos responsáveis pela elaboração do conceito de economia solidária, será palestrante do tema “Organização do Trabalho e Democracia”, junto com o diretor de Estudos e Políticas Sociais do Ipea, Jorge Abrahão, e Maurício Sardá de Faria, da Secretaria Nacional de Economia Solidária do Ministério do Trabalho e Emprego.

Vicent De Gaujelac, um dos principais representantes do conhecimento de sociologia clínica da França, fará palestra sobre “Trabalho nas organizações”, junto com os professores da Universidade de Brasília (UnB) Ana Magnólia Bezerra Mendes, do departamento de Psicologia, e Anália Loura Soriá Batista, do departamento de Sociologia.

O tema “Desenvolvimento e equidade” terá três palestrantes de diferentes nacionalidades: o francês François Xavier Merrien, o mexicano Carlos Salas, e o brasileiro Niemeyer de Almeida Filho. Sociólogo, Merrien é professor da Faculdade de Ciências Sociais e Políticas de Lausanne, Suíça. Suas pesquisas estão voltadas para a proteção social e as políticas de desenvolvimento social numa perspectiva internacional comparada.

O economista mexicano Carlos Salas é professor do Departamento de Desenvolvimento Regional do El Colegio de Tiaxcaia, México. Tem escrito vários trabalhos sobre o Tratado Norte-Americano de Livre Comércio (Nafta), defendendo que este acordo seja revisado, pois no México ele tornou os empregos mais precários e também contribuiu para má distribuição de renda. O economista Niemeyer filho é professor da Universidade Federal de Uberlândia e foi selecionado pelo programa Cátedras Ipea para pesquisar a obra de Ruy Mauro Marini, um dos principais pensadores da teoria da dependência, que fez parte dos debates do desenvolvimento econômico nos anos 50 e 60. O diretor da Dicod, Mário Lisboa Theodoro, será o debatedor deste último tema.

O seminário acontece no auditório do 16º andar do Ipea, em Brasília (SBS, Quadra 1, Ed. BNDES). As palestras terão tradução simultânea. Mais informações pelo telefone (61) 3315 5164.

Ações do documento
comments powered by Disqus