Você está aqui: Página Inicial Notícias CSU está com inscrições abertas para curso gratuito de informática

CSU está com inscrições abertas para curso gratuito de informática

O Instituto CSU, entidade de cunho social e educacional criada e mantida pela CSU Cardsystem S.A, está com inscrições abertas para curso gratuito de inclusão digital, direcionado às pessoas a partir de 16 anos, incluindo portadores de deficiência auditiva, que buscam inserção ou reinserção no mercado de trabalho.
Os selecionados poderão participar, em Barueri (Grande São Paulo), dos cursos de Introdução à informática e Digitação, Word, Excel básico e avançado, Access e PowerPoint.
De acordo com a coordenadora do Instituto CSU, Claudia Santos, não é exigida escolaridade mínima para participação no curso. Entretanto, os candidatos fazem uma redação, momento em que é aferido seus conhecimentos e sua familiaridade com o computador.
O curso tem carga de 10 horas, distribuídas em cinco dias e os alunos podem optar pelo estudo no período das 8h às 21h.
A proposta é, a partir da inclusão digital, oferecer subsídio de capacitação para que os beneficiários conquistem melhores oportunidades no mercado de trabalho. “Muitos são encaminhados para processos de seleção no próprio Grupo CSU ou empresas parceiras, desde que atendam ao perfil exigido pelas organizações”, diz Claudia. No caso da CSU, em geral, exige-se do colaborador idade a partir dos 18 anos e Ensino Médio completo.
Durante o curso, os alunos dispõem ainda do módulo Empregabilidade, no qual são orientados sobre a melhor forma de se elaborar currículo, como se portar em uma entrevista de emprego e em dinâmicas de grupo. “O intuito é que eles tornem-se mais confiantes e menos receosos nessas situações”, ressalta Claudia.
LIBRAS
O Instituto também oferecerá, a partir de agosto, aulas de LIBRAS, que serão direcionadas aos alunos e seus familiares mais próximos e colaboradores do Instituto e da Empresa CSU, que terão contato direto com este público. As aulas para deficientes auditivos serão ministradas pelo professor do Instituto CSU com o apoio de um interprete da linguagem de sinais.
De acordo com o Censo 2000, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), existem no país aproximadamente 5,7 milhões de pessoas que portam algum tipo de deficiência auditiva, o equivalente a 2% da população brasileira. “Este significativo contingente justifica todo e qualquer desenvolvimento de ações que possibilitem a essa comunidade a oportunidade de integrar-se à sociedade e às organizações. Acreditamos que a inclusão digital pode ampliar e diversificar o universo de nossos alunos”, ressalta a coordenadora do Instituto, Claudia Santos.
O Instituto CSU prevê ainda um novo projeto de cursos de informática voltado também para deficientes visuais. “ Estamos aguardando a adaptação das salas de aula”, finaliza Claudia.

Duração: 10 dias
Local: Rua Piauí, 136, Nova Aldeinha, Barueri, ao lado da Estação de Trem Antônio João
Informações e inscrições: (11) 2627-8542/8541, das 09h às 18h.

 

Fonte: O Amarelinho

Ações do documento
comments powered by Disqus