Você está aqui: Página Inicial Notícias Brasil já tem 2,6 milhões de empregos verdes, diz OIT

Brasil já tem 2,6 milhões de empregos verdes, diz OIT

O Brasil já conta com 2,6 milhões de empregos verdes, segundo revela relatório da OIT (Organização Internacional do Trabalho), intitulado "Empregos Verdes no Brasil: Quantos São, Onde Estão e Como Evoluirão nos Próximos Anos".

O número equivale a 6,73% do total de postos de trabalho existentes no País no ano de 2008, sendo que as taxas de crescimento dos postos de trabalho no setor têm se mantido acima das taxas de crescimento do emprego formal em toda a economia.

Empregos Verdes


De acordo com a OIT, empregos verdes são aqueles inseridos em determinadas atividades econômicas que contribuem significativamente para reduzir emissões de carbono e para melhorar e conservar a qualidade ambiental

Além disso, eles incluem empregos que ajudam a proteger e restaurar ecossistemas e a biodiversidade; reduzem o consumo de energia, materiais e água por meio de estratégias de prevenção altamente eficazes; descarbonizam a economia; e minimizam ou evitam por completo a geração de todas as formas de resíduos e poluição.

No Brasil, os postos de trabalho verdes concentram-se em seis grandes categorias: produção e manejo florestal; geração e distribuição de energias renováveis; saneamento; gestão de resíduos e de riscos ambientais; manutenção, reparação e recuperação de produtos e materiais; transportes coletivos alternativos ao rodoviário e aeroviário; e telecomunicações e teleatendimento.

Perspectivas

No que diz respeito ao futuro, a OIT estima que o crescimento da oferta de empregos verdes na economia nacional será ainda maior ao verificado nos últimos anos, entre 1,37% e 1,89%, na medida em que os setores potenciais forem introduzindo tecnologias ambientalmente sustentáveis nos seus processos de produção.

"A economia brasileira não vai se desestruturar se continuar gerando empregos verdes", disse o coordenador de Empregos Verdes e Trabalho Decente do escritório da Organização no Brasil e autor do estudo, Paulo Sérgio Muçouçah.

Dentre as atividades econômicas que podem gerar empregos sustentáveis futuramente, a OIT destaca os setores de extração mineral e indústrias de base; construção, comercialização, manutenção e uso de edifícios; agricultura, pecuária, caça, pesca e aquicultura; além de turismo e hotelaria.

Fonte: Uol Economia

Ações do documento
comments powered by Disqus