Você está aqui: Página Inicial Notícias “Tô Sabendo” estreia na TV Brasil com conhecimento, cultura e cidadania para jovens de escolas públicas

“Tô Sabendo” estreia na TV Brasil com conhecimento, cultura e cidadania para jovens de escolas públicas

O vestibular é uma época decisiva na vida dos estudantes e, muitas vezes, vem acompanhada de dúvidas e incertezas: Que profissão seguir? Quais conteúdos são mais cobrados na prova? O que saber para passar no vestibular?

O “Tô Sabendo”, programa que estreia na TV Brasil e emissoras associadas no dia 23 de janeiro, às 18hs, está voltado para essa fase da vida - em especial dos alunos do ensino médio de escolas públicas de todo o país. Com muito conhecimento, cultura e cidadania, o programa chega aos jovens das comunidades apresentado pelo educador, poeta e compositor Jorge Portugal, que leva para o programa sua experiência de quase quarenta anos em educação. Jorge é ex-apresentador do Aprovado (veiculado pela TV Bahia, afiliada da Globo).

O programa é fruto de uma parceira entre o Ministério da Cultura (MINC) - através do Mais Cultura - e do IRDEB – BA. Em janeiro, o “Tô Sabendo” entra para a grade de programação da TV Brasil com temas específicos, comentados por professores e/ou especialistas. É o “Tô Sabendo Revista”, que recebe como convidados o professor e apresentador de TV, Pasquale Cipro Neto e o músico e poeta visual, Arnaldo Antunes para falar sobre: O QUE QUER E O QUE PODE ESSA LÍNGUA?

A partir de fevereiro, o programa também irá ao ar às terças e quintas com uma competição de conhecimentos gerais e específicos entre os estudantes do último ano do Ensino Médio – o “Tô Sabendo Desafio”. Jorge Portugal faz perguntas e desafia as equipes, abordando os conteúdos escolares de maneira interdisciplinar. A competição é feita entre alunos de colégios públicos de Salvador, Belém e São Paulo.

O QUE QUER E O QUE PODE ESSA LÍNGUA?
No programa de estréia, o professor de língua portuguesa e apresentador de televisão - Pasquale Cipro Neto e o cantor, compositor, poeta e artista virtual - Arnaldo Antunes, falam sobre as origens do português e a construção da língua no Brasil, sotaques, regionalismos e como é tratada a língua portuguesa pelos jovens e no mundo virtual. Pasquale também aborda a reforma ortográfica e literatura.

A presença de Arnaldo Antunes foi um reforço especial que, além de participar do programa como entrevistado e falar sobre música, origem da poesia e do movimento concreto, e explicar o que é poesia visual, foi a atração musical do dia – um toque de cultura que permeará todos os programas “Tô Sabendo Revista”.

Além do bate papo com especialistas, muita cultura e cidadania, e sempre de olho no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e no vestibular, o “Tô Sabendo Revista” colabora com a orientação profissional dos telespectadores no quadro Qual é a sua? Onde um profissional atuante no mercado diz quais as possibilidades de atuação de sua atividade; no quadro E aí professor? oferece dicas que ajudam a esclarecer dúvidas dos assuntos que têm mais chance de cair nas provas e traz depoimentos de personalidades públicas sobre sua experiência com o vestibular no quadro Como foi o seu vestibular?

No programa de estréia, o professor de Gramática, Luis Alberto, marca presença no quadro E aí Professor?  Enquanto o músico baiano, Letieres Leite - fundador da maior e mais moderna escola de música popular da Bahia - a AMBAH, fala sobre sua profissão no quadro Qual é a sua?

Já no quadro Como foi o seu vestibular? quem conta sobre o seu vestibular são os próprios convidados do dia: Arnaldo Antunes e Pasquale Cipro Neto.


SERVIÇO:

O QUÊ: lançamento do programa “Tô Sabendo” na TV Brasil e emissoras associadas.
QUANDO: 23 de janeiro de 2010, sábado, às 18hs
CONTATO: Andréa Fernandes (assessora de comunicação do projeto “Tô Sabendo”)
Tel: (71) 9971-0525
e-mail: [email protected] / [email protected]

Ações do documento
comments powered by Disqus