Você está aqui: Página Inicial Espaço do Educador Planos de aula Plano de aula 35 - Cultura e Identidade

Plano de aula 35 - Cultura e Identidade

Este palno de aula foi elaborado pela artista plástica Suca Mattos para a Edição da Revista Onda Jovem - Novembro de 2005.

 

Cultura e Identidade

 

Atividade 1

 

. Conversa coletiva livre com os alunos: o que é cultura para vocês?

 

. Dividir a turma em pequenos grupos, no máximo quatro alunos. Propor que cada grupo escreva uma definição do que é cultura para eles.

 

. Em um terceiro momento, coletivamente, os grupos deverão trocar entre si o que escreveram e entregar os textos para o professor.

 

Atividade 2

 

 

. O professor deve retomar as definições dadas pelos alunos e introduzir, por meio de leitura coletiva, a primeira parte do texto As tramas da Identidade, de Tião Rocha (os cinco primeiros parágrafos). O professor deve ressaltar para os alunos, nesta leitura, os conceitos de cultura que o autor propõe no texto, comparando-os com as definições dadas pelos alunos, questionando-os sobre se concordam ou não com as opiniões do autor e por quê.

 

Atividade 3

 

. Dividir novamente a turma em pequenos grupos formando sete grupos. Entregar, para cada grupo, o texto de Tião Rocha. Cada grupo deve fazer uma leitura cuidadosa da segunda parte do texto ("A seguir comentamos esses indicadores...").

. Propor então que cada grupo fique com um tema:

Grupo 1: as formas organizativas

Grupo 2: as formas do fazer

Grupo 3: os sistemas de decisão

Grupo 4: as relações de produção

Grupo 5: o meio ambiente

Grupo 6: a memória

Grupo 7: a visão de mundo

. Cada grupo deverá fazer um trabalho em colagem ou construção com sucata, baseado no texto, que simbolize cada tema. Material: jornal, papéis, cola, fita crepe, barbante, tinta guache, caneta hidrográfica, sucatas variadas.

Atividade 4

 

. Apresentação do trabalho feito pelos grupos para toda a classe. Cada grupo deverá escolher um representante para explicar como o grupo chegou àquele produto.


Atividade 5

 

 

. Finalizada a apresentação o professor deve fazer uma avaliação coletiva, levantando os conceitos de cultura aprendidos e salientando a participação de todos no processo de aprendizagem entre o grupo. Deve apontar, principalmente, o exercício de construção e transmissão de conhecimento vivido pelos alunos nestas atividades, lembrando-os que isso é participar da criação de cultura.

. O professor pode sugerir que cada aluno faça uma auto-avaliação, escrevendo um pequeno texto com a seguinte orientação: O que aprendi nestas atividades? Como participei nos trabalhos em grupo?

Sugestões de leitura para o professor:

 

MARTINS, Mirian Celeste; PICOSQUE, Gisa e GUERRA, Maria Terezinha Telles. Didática do Ensino de Arte, a língua do mundo: poetizar, fruir e conhecer arte. São Paulo: FTD, 1998

 

PENTEADO, Heloisa Dupas. Meio Ambiente e formação de professores. São Paulo, Cortez, 2003

 

SAVATER, Fernando. Ética para meu Filho. São Paulo, Martins Fontes, 2002

Ações do documento

Onda Jovem