Você está aqui: Página Inicial Espaço do Educador Planos de aula Plano de Aula 32: Ser livre é fazer tudo o que se quer?

Plano de Aula 32: Ser livre é fazer tudo o que se quer?

Este plano de aula é uma adapção de um plano que foi elaborado pelos alunos Reinaldo de Lima Soares, Letícia Maria Ribeiro de Carvalho Mendonça e Josefa Maria Muñiz, da Universidade Federal de Minas Gerais (Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas) para o Laboratório de Ensino de Filosofia.


Tema:
Liberdade

Tempo previsto: duas aulas de 50 minutos cada aula


Objetivos:
promover uma reflexão sobre os temas liberdade, razão e desejos.


Metodologia:

 Introduzir a questão: - o que é ser livre?


10’ Tempestade de Idéias em torno do tema LIBERDADE. Registrar no quadro as idéias dos alunos. Enfocar a questão: - SER LIVRE É FAZER O QUE SE QUER?.

15’ Dividir os alunos em grupos de cinco participantes e trabalhar as questões listadas no quadro, bem como as novas questões que surgirem nos pequenos grupos. Distribuir os recortes de publicidade entre os grupos.

O novo estímulo deverá ser:

O QUE QUEREMOS? POR QUÊ QUEREMOS O QUE QUEREMOS?
SERÁ QUE QUEREMOS O QUE A PUBLICIDADE SUGERE?


Cada grupo deverá discutir e listar as novas idéias e se o grupo quiser poderá incorporar à sua lista algumas idéias do quadro.


10’ Trabalhar a idéia do CONDICIONAMENTO das influências decorrentes de:
- Publicidade – multimídia
- Família
- Escola
- Religião
- Cultura


10’ De posse das seis listas, refazer o grupo completo e analisar as características:

dos desejos / necessidades / demandas:
- individuais
- coletivos
- contraditórios
- conflitantes
- caóticos

Introduzir a idéia da necessidade de um organizador que dê limite à
desordem do querer - como prévio à introdução do conceito de RAZÃO.

Apresentar aos alunos frases famosas sobre razão:

As paixões ensinaram a razão aos homens.

William Shakespeare

A única amizade que vale é a que nasceu sem razão.

Arthur Schendel

A razão é um sol impiedoso; ela ilumina, mas cega.

Romain Rolland

A razão do melhor é sempre a mais forte.

Victor Hugo

Só ficamos satisfeitos em ter razão se conseguimos provar que os outros estão totalmente errados.

William Hazlitt

Quando a cólera ou o amor nos visita a razão se despede.

Marquês de Maricá

A loucura é uma ilha perdida no oceano da razão.

Machado de Assis

Amar é dar razão a quem não tem.

Nelson Rodrigues
 

"A Razão e a Paixão são o leme e as velas da alma navegante. Sem ambos, ficarias à deriva ou parado no meio do mar.
Se a Razão governar sozinha, será uma força limitadora. E uma Paixão Ignorada é uma chama que arde até sua própria destruição."

 

Parte 2: DESEJOS X RAZÃO


Trabalhar com os alunos questões relacionadas a desejos sem limites; Limites do seus desejos; Liberdade sem freios Moderação
Satisfação de todos os seus desejos Temperança; Vida de prazeres; Equilíbrio.

 

Rflexões sobre o tema:

- O ser humano não é só desejo, possui também razão.
- O desejo pode converter-se em uma forma de escravização e não de
liberdade.
- A razão entendida como forma de organizar e colocar limites ao desejo,
como condição de possibilidade de escolha.
- Escolher pode também ser considerado um apelo à razão.
Aqui pode ser pertinente animar um debate: quem tem razão? Ou quem está mais de acordo com Cálicles?


15’ Distribuir a letra da música Comida, do grupo Titãs, e motivar o grupo paraa audição a partir de duas frases que ficarão escritas no quadro:

Levar o grupo à reflexão acerca do caráter de individualidade do desejo
humano e da importância de que sejam conhecidos. Questões para reflexão:


- O seu desconhecimento leva à possibilidade de manipulação externa ao
sujeito.
- O sujeito é absolutamente livre para desejar?

Após a reflexão distribuir a cada aluno uma tira de cartolina colorida e pedir que escrevam uma breve reflexão sobre a liberdade.

 

Recursos didáticos para esta aula:


- Quadro e giz
- Recortes de publicidade atual
- Dois textos: adaptação do Górgias
- Letra de "Comida", música dos Titãs e aparelho de som
- Tiras de cartolina colorida, de 5cm x 20cm, uma para cada aluno.

Ações do documento

Onda Jovem