Você está aqui: Página Inicial Espaço do Educador Planos de aula Plano de aula 29 - Ler e Escrever

Plano de aula 29 - Ler e Escrever

Este plano de aula foi eleborado com exclusividade para Revista Onda Jovem para a Edição 18 - Ler e Escrever

Laboratório de escrita

Luiz Antonio de Assis Brasil sugere minioficinas para envolver os jovens com a produção de textos criativos na escola.
     
A prática regular e orientada da escrita pode ser a chave para libertar um talento literário ou apenas ajudar o praticante a dominar boa técnica de expressão, diz o professor Luiz Antonio de Assis Brasil, ministrante de oficinas de criação literária na Faculdade de Letras da PUC-RS e autor das aulas de produção de textos criativos aqui sugeridas. Na edição 18 de Onda Jovem, sobre leitura e escrita, é dele o ensaio que reflete sobre a pertinência da oficina literária em sala de aula, que pode ser acessado nesta página.

Aula I - METAMORFOSES

Objetivo
Possibilitar que o grupo conheça algo dos indivíduos que o compõem, ampliando-se, assim, as experiências interpessoais e o conhecimento das possibilidades de transformação do ser humano.

Materiais
Papel e caneta / computador.

Desenvolvimento

1. Explanar brevemente aos alunos o que seja uma metamorfose; o exemplo mais fácil de entender é o de uma lagarta que se transforma numa borboleta;

2. Pedir a cada membro do grupo que escreva a experiência de uma metamorfose pessoal, narrando as etapas de sua passagem da condição humana à condição de um dos elementos da natureza: um animal, o vento, o fogo, uma pedra, uma árvore etc. Cada aluno deverá narrar como se operou a alteração das funções propriamente humanas: respiração, fala, movimentos, sangue, pensamentos, emoções, etc.

3. Estimular a leitura dos textos produzidos;

4. Colher a opinião dos alunos sobre cada texto;

5. Evidenciar que foi realizado, com liberdade e autonomia, um exercício de imaginação, e o quanto o ser humano contém, dentro de si, plenas possibilidades de transformação, tanto no sentido alegórico quanto no sentido concreto de alteração do ritmo de sua vida; e mais: o quanto permanece de nós nas etapas de transformação, por mais radicais que pareçam ser.

Ações do documento

Onda Jovem