Você está aqui: Página Inicial Espaço do Educador Planos de aula Plano de aula 26 - Famílias juvenis

Plano de aula 26 - Famílias juvenis

Este plano de aula é de autoria do eduador Danilo Safi  e foi elaborado com excusividade para a edição nº 10 da Revista Onda Jovem.

O educador propõe uma dinâmica na sala de aula para refletir com os estudantes sobre as conseqüências da gravidez precoce.

O Programa de Saúde do Adolescente, em São Paulo, registra que a cada cinco jovens mães apenas uma mantém algum tipo de relacionamento confortável com o companheiro. E que o abandono das relações pelo pai acontece em 40% das vezes durante a gravidez e 20% após o primeiro ano de vida da criança. As informações estão na reportagem “Um difícil começo”, publicada na revista Onda Jovem, na edição que trata do tema família. Elas servem de base para este plano de aula, preparado pelo professor Danilo Abranches Safi. O educador leciona há 15 anos Biologia e Ciências no ensino fundamental e médio de escolas particulares de São Paulo e no cursinho da Escola Politécnica da USP. Confira as sugestões do professor para debater o assunto em sala de aula.


Aula 1

Objetivo: promover reflexão e discussão sobre o que uma gravidez precoce pode acarretar na vida do jovem, na de sua família e na da criança que virá a nascer.

Os alunos(as) devem realizar a leitura (individualmente para já ir refletindo) do texto “Um difícil começo”, que discute implicações de uma gravidez precoce. Formar pequenos grupos e propor a discussão e levantamento dos seguintes questionamentos:

a) A que você credita essa grande quantidade de gravidezes precoces?
b) Por que famílias de pais jovens são pouco duradouras?
c) Que aspectos diferenciam um ser jovem de um ser adulto?
d) Na década de 1970 jovens que tinham gravidez precoce eram expulsas de casa. Por que essa mudança de postura dos pais atualmente?
e) Que comportamentos deve ter um jovem que esteja preparado para experimentar, com responsabilidade, sua sexualidade?

Abrir a discussão para a sala toda, onde cada grupo expõe suas idéias, debatendo-as.

Aula 2

Objetivo: desenvolver a capacidade da escrita de um determinado gênero textual, a resenha, e aprimorar sua capacidade de argumentação.

Os alunos(as) devem assistir ao filme “Meninas”, documentário produzido e dirigido em 2005 por Sandra Werneck. Esse documentário conta a história de três adolescentes, com 13, 14 e 15 anos, que estão grávidas e vivem na periferia do Rio de Janeiro.

Após assistirem ao filme, os alunos(as) produzirão uma resenha sobre ele e a melhor delas, escolhida pelos alunos, figurará no jornal da escola ou será divulgada em outras classes, trazendo assim um maior número de estudantes para o debate.

 

 

Ações do documento

Onda Jovem