Você está aqui: Página Inicial Espaço do Educador Planos de aula Plano de aula 20 - Atitude Empreendedora

Plano de aula 20 - Atitude Empreendedora

Este plano de aula faz parte do PROJETO FUTURO EM NOSSAS MÃOS


Objetivo

Refletir com os jovens sobre a importância da atitude empreendedora na vida pessoal e profissional.

Tempo previsto de execução

2 horas

Materiais necessários
Cópia das histórias de vida dos empreendedores (Anexos I a V), papel sulfite, lápis ou canetas, tarjas de cartolina e canetões coloridos.

Conteúdos abordados

Espírito empreendedor
Capacidade de enfrentamento de situações adversas

Observação
As atividades aqui apresentadas foram sugeridas pela organização GAIA (Grupo de Aplicação Interdisciplinar à Aprendizagem) e revisadas pelo Instituto Votorantim.


 
DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADE

Primeira parte


O educador divide os jovens em subgrupos.
Cada subgrupo deve analisar a biografia de uma pessoa empreendedora que transformou a sua vida e a de outras (Anexos I a V) e listar as qualidades que permitiram a essa pessoa ser empreendedora e cidadã.
Em conjunto, com a mediação do educador, os subgrupos compartilham suas conclusões e refletem sobre as seguintes questões:
-    O que há em comum entre essas biografias? E o que há de diferente entre elas?
-    Qual o papel da educação na história de vida destas pessoas?
-    Qual o papel da atitude empreendedora na história de vida destas pessoas?

  Importante o educador esclarecer aos jovens a diferença entre “empreendedorismo”, como forma de atuação no mercado de trabalho, e “atitude empreendedora”, necessária ao profissional em qualquer setor do mercado (ver Conteúdos Orientadores).

Segunda parte


O educador pede que os jovens, individualmente, procurem se lembrar de uma história de superação ocorrida em sua vida ou na vida de pessoas com quem convive, registrando numa tarja de papel uma palavra ou frase curta que expresse essa atitude empreendedora. Em conjunto, os jovens contam suas histórias e as palavras ou frases que escolheram.
Com a ajuda dos jovens, o educador agrupa as tarjas em blocos afins, sintetizando-as em cinco palavras ou frases curtas.

Pede que os jovens anotem e guardem consigo esta pequena lista resultante, que representa as características da atitude empreendedora definidas pelo grupo, necessárias para a vida pessoal e profissional.

Comentários / Dicas


Caso haja interesse, esse tema também pode ser explorado na perspectiva do protagonismo juvenil como um caminho para o desenvolvimento de competências pessoais e produtivas. Confira as atividades propostas no Plano de Aula “Aprender a empreender”, preparado por Carolina Jardim, psicóloga e educadora social credenciada pelo Centro Avançado de Tecnologias Sociais do Instituto Ayrton Senna, onde atua no Programa SuperAção. Disponível para download no Portal Onda Jovem.


PARA NAVEGAR


Portal Onda Jovem:
o site, especializado em juventude e patrocinado pelo Instituto Votorantim, poderá ser usado pelos jovens como exercício de busca. Como sugestão pós-aula, peça que eles digitem na busca as palavras “empreendedorismo” ou “protagonismo juvenil”. Lá eles encontrarão uma série de planos de aula e de matérias que abordam, de formas variadas, os temas desta atividade.

Ashoka: o site da organização traz informações, notícias e histórias de empreendedores sociais brasileiros e de outras partes do mundo. Acessando o link da campanha “Todo Mundo Pode Mudar o Mundo”, os jovens podem conhecer uma galeria de histórias de pessoas que já encontraram soluções para transformações da sociedade e, inspirados nelas, podem contar as suas próprias histórias.


Revista Você S/A / Especial Empreendedores: seção do site com artigos, dicas e conselhos de especialistas em empreendedorismo.

Semana Global do Empreendedorismo: site da versão brasileira do Movimento Global pelo Empreendedorismo que mobiliza estudantes, profissionais, empresas e faculdades. O site reúne vídeos, textos e exemplos de empreendedores de sucesso.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS


ALBAGLI, Sarita; MACIEL, Maria Lucia. Capital social e empreendedorismo local. Universidade Federal do Rio de Janeiro.
BORNSTEIN, David. Como mudar o mundo: empreendedores sociais e o poder das novas idéias. Editora Record, São Paulo.
 DELLA NINA, Elide T. Palestra - Dar e receber feedback. GAIA, 2007.
DORNELAS, J.C.A. Empreendedorismo: transformando idéias em negócios. Campus: Rio de Janeiro, 2001.
DRUCKER, P.F. Inovação e espírito inovador. Pioneira Thompson: São Paulo, 2001.
MACHADO, H.P.V. Características do comportamento empreendedor: um estudo com homens e mulheres empreendedoras. FGV: São Paulo, 2004.




Ações do documento

Onda Jovem