Você está aqui: Página Inicial Outras oportunidades Novo curso técnico gratuito: Automação Industrial

Novo curso técnico gratuito: Automação Industrial

Prazo final de inscrições prorrogado para 26/06/2017
Uma profissão do futuro: Automação Industrial

A expansão da automação industrial, por meio de sistemas programáveis, da inteligência artificial, da robótica e da microeletrônica, vem demandando das empresas a busca por profissionais formados e qualificados.

Pensando nesta oportunidade, o Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo, primeiro lugar entre as escolas técnicas do Brasil e 5° lugar em São Paulo entre as escolas de Ensino Médio no Enem, criou um novo curso técnico gratuito: Automação Industrial. As inscrições para o Processo Seletivo estão abertas e foram prorrogadas até o dia 26 de junho.

Os interessados precisam estar cursando a 2ᵃ série do Ensino Médio nas escolas públicas ou privadas e ter renda familiar mensal per capita de até 3 salários mínimos (R$ 2.811,00 por pessoa). A prova será realizada em 09 de julho, um domingo. São 35 vagas e o curso tem duração de três semestres (veja os detalhes no Edital).


A diretora do Liceu, Patrícia Loureiro, explica como é este novo curso do Liceu.


O que faz um técnico em automação industrial?

O técnico em automação industrial desenvolve projetos, manutenção, instalação e integração de sistemas de automação que envolvem controle, sensoriamento, dispositivos atuadores e robótica que, associados a sistemas computacionais, buscam a melhoria e otimização de processos, assegurando maior produtividade, segurança e lucratividade.


Em qual área o técnico em automação pode atuar?

Ele pode atuar em praticamente todos os setores da economia, implementando ou melhorando sistemas de automação nas áreas industrial, aeroespacial, naval, hospitalar, residencial, empresarial, agrícola, entre outras.


Como está o mercado para o técnico em automação?

Com os avanços tecnológicos, a expansão da automação, por meio de sistemas programáveis, da inteligência artificial, da microeletrônica, dos softwares e principalmente da necessidade em tornar-se mais eficiente, vem demandando altos investimentos das empresas que, por sua vez, tem buscado profissionais nessa área.


É um segmento promissor?

A cada dia, a tecnologia vem tomando mais conta da vida das pessoas, seja nas casas ou escritórios inteligentes com sistemas de automação de temperatura e iluminação, nos veículos com sensores de chuva e sono, nos shoppings com a automação das vagas de estacionamento que identificam os locais vazios para se estacionar, na agropecuária ordenhando leite das vacas, na indústria pesada com os robôs soldando chapas ou cortando peças. Por isso, a automação é hoje uma das principais áreas do conhecimento no mundo e que vem avançando em alta velocidade, assim como a sua demanda por profissionais bem qualificados.


O que o interessado encontrará no curso?

O interessado encontrará conceitos teóricos e práticos de controle, sensoriamento, programação e integração de sistemas de automação e robótica, com foco no desenvolvimento de projetos, manutenção e instalação nos mais diferentes segmentos de mercado.


Qual o perfil que o aluno deve ter?

O estudante precisa gostar de tecnologia, estar atento às novidades de mercado, ter espírito empreendedor e, principalmente, curiosidade e vontade em aprender e inovar.
Fonte: Assessoria de Imprensa
Ações do documento
comments powered by Disqus